segunda-feira, 17 de julho de 2017

Escola de Governo abre inscrições para curso preparatório para a aposentadoria em Pau dos Ferros

Com o objetivo de interiorizar as ações do Programa de Apoio à Aposentadoria na Administração Pública do Rio Grande do Norte (Proap), O Governo do Estado, por meio da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), abriu inscrições em Pau dos Ferros para o Curso de Preparação para a Aposentadoria. A capacitação é destinada para os servidores públicos estaduais que estão próximos de se aposentar. O formulário de inscrição está disponível no site www.escoladegoverno.rn.gov.br. As vagas são limitadas.

Esta é a primeira vez que o curso é ofertado para a região de Pau dos Ferros. As aulas serão realizadas Campus da UERN em Pau dos Ferros nos dias 08, 09, 10, 15, 16 e 17 de agosto, de 08 às 12h e 14 às 18h.

O Proap tem como objetivo criar um espaço de acolhimento, orientação, reflexão e discussão sobre a transição trabalho-aposentadoria e os aspectos psicossociais envolvidos, através, principalmente, desse curso de preparação para esta nova fase, e outras ações complementares que atendam a real necessidade do servidor público estadual, com antecedência mínima de três anos ao período de afastamento das atividades laborais.

Basicamente, o Proap objetiva proporcionar um espaço que auxilie o servidor a se compreender melhor e entender o processo de aposentadoria e suas peculiaridades; discutir os reflexos dos aspectos biológicos, sociais, psicológicos, financeiros e culturais na fase de transição trabalho-aposentadoria.

O Curso de Preparação para a Aposentadoria está estruturado em oito módulos: I) o significado do trabalho e o lugar do trabalho na vida: aspectos psicossociais; II) os significados da aposentadoria; III) transição trabalho-aposentadoria; IV) maturidade ativa- cuidados com o corpo e alimentação; V) legislação previdenciária, participação cidadã e novos caminhos pós carreira; VI) Educação Financeira e Empreendedorismo; VII) elaboração do projeto de vida; e VIII) apresentação dos Projetos de vida e Feedback. Os encontros serão ministrados por servidores envolvidos com o Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho, psicólogos, especialistas jurídicos e financeiros, nutricionistas e educadores físicos.

Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos do RN - Searh 

Nenhum comentário:

Postar um comentário