segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Sinal da TV analógica começa a ser desligado em 180 dias no Brasil

Se você ainda não tem o sinal digital em sua TV, já deve ter percebido um símbolo diferente no canto superior direito de sua tela — uma letra A preta dentro de um quadrado branco. Esse “azinho” é um sinal de que você ainda recebe sinal analógico na sua casa, e serve para avisar que será desligado em breve: no dia 31 de janeiro de 2018 — esta sexta-feira marca o início dos últimos 180 dias para o desligamento do sinal analógico em algumas regiões do Estado.
É bom se antecipar à transição, para não correr o risco de ficar sem o sinal da RBS TV na sua televisão. A boa notícia é que o processo é muito simples: se o seu aparelho de TV é daqueles antigos, analógicos, comprados antes de 2012, basta comprar o conversor digital e uma antena UHF externa. Com os dois instalados, é só usar o controle do conversor digital para fazer a busca por canais — assim que essa busca acabar, você já está com o sinal digital em sua televisão.
Se o seu aparelho é mais moderno, digital, comprado a partir de 2012, fica ainda mais fácil: como o produto já conta com um conversor digital integrado, basta instalar a antena UHF externa e buscar pelos canais.
— O processo é simples, mas precisa atenção. A transição requer instalação de uma antena UHF. Normalmente, esse serviço é feito por pessoas especializadas. O mais recomendado é a instalação de uma antena externa. As internas nem sempre são estáveis e muitas vezes sujeitas a problemas de recepção com movimentação de pessoas, paredes e chuva — diz o diretor de tecnologia da RBS TV Carlos Fini, que completa:
— A mudança é radical. O ganho de qualidade de imagem e som é muito significativo, é possível ver muito mais detalhes, não há problema com interrupção de sinal e o chamado “fantasma”.
Padrão nacional
Toda a transição acontece porque o Brasil está passando pelo processo de acabar com o sinal analógico de TV e transformar o sinal digital em padrão nacional — algumas regiões do país, como Rio de Janeiro e São Paulo, começaram antes a transição, que deve atingir suas últimas etapas até o final de 2018. No Rio Grande do Sul, o desligamento do sinal começa em 31 de janeiro de 2018, com 89 municípios, incluindo Porto Alegre. Há ainda duas etapas em 2018, em 28 de novembro para as regiões de Pelotas e Rio Grande e 5 de dezembro para a região de Santa Maria. Para as demais localidades, o prazo se estende até 2023.
Previsto desde 2006, o desligamento dos sinais analógicos marca a transição do Brasil para o sinal digital de TV. Além de promover maior qualidade de imagem, a mudança também se dá porque a faixa de canais usada atualmente para a televisão passará a ser usada pelas operadoras de telecomunicação para a expansão do sinal 4G. O prazo foi estipulado pelo governo federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e está regulamentado pela portaria número 3.493, de 26 de agosto de 2016, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário