Volta das chuvas anima produtores de cajueiros do tipo anão precoce em Severiano Melo-RN

Severiano Melo é conhecido no estado como a ‘Terra do Caju’ - título que ganhou pelo destaque na produção de caju e castanha ao longo dos anos (Foto: Inter TV Costa Branca/Reprodução )

O plantio de cajueiros do tipo anão precoce está deixando o fruticultor animado na zona rural de Severiano Melo, município da região Oeste potiguar. Em um pomar na comunidade de Baixa do Açudinho, foram colhidos 14 toneladas de caju e mais 7 toneladas de castanha. Para este ano, a expectativa é dobrar a produção.

Severiano Melo é conhecido no estado como a ‘Terra do Caju’ – título que ganhou pelo destaque na produção de caju e castanha ao longo dos anos. Mas, os últimos anos de extrema seca dizimou os cajueiros. O município, que já chegou a produzir mais de 1 500 toneladas de castanha de caju em 2011, viu a produção despencar. A menor safra foi registrada em 2015: 89 toneladas de amêndoas.
Os anos de estiagem prolongada fizeram com que os produtores mudassem de estratégia. Eles trocaram os cajueiros gigantes pelos cajueiros do tipo anão precoce. A mudança trouxe bons frutos. No pomar do fruticultor Jacinto Carvalhp, por exemplo, a troca dos cajueiros aconteceu no ano passado. As mudas vingaram e estão crescendo. E do jeito que os frutos estão, a hora da colheita tá chegando. É a chamada safrinha de inverno, que acontece após as chuvas. Em alguns dias, vai ser possível comercializar o chamado caju de mesa, aquele vendido nos supermercados.
Quem também tá na expectativa de um ano de boa colheita do caju é Ubiratan Dias. Ele começou a investir na cajucultura há seis anos, justamente no período da seca. Primeiro, ele se dedicou ao beneficiamento de castanha. O dinheiro arrecadado possibilitou a ampliação da atividade. Agora, ele espera, pela primeira vez, colher a castanha e o caju. 

* G1 RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boas chuvas criam expectativa de 4ª sangria da Santa Cruz, em Apodi, no RN

JOVEM DE MARCELINO VIEIRA, NO RN FOI MORTA PELO MARIDO EM SÃO PAULO

Grave acidente na BR-405 entre Riacho de Santana e José da Penha foi registrado nesta manhã de segunda-feira